Quer fazer uma faculdade de TI? Entenda as diferenças de três cursos

Além de encanto e afinidade com o mundo da tecnologia, há motivos reais que também podem pesar na hora de escolher uma faculdade de TI. A área de tecnologia da informação continua bem aquecida, com ótimos salários e muitas oportunidades de trabalho. Mas uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação faz um alerta. As possibilidades de atuação na área de TI são bem amplas, um universo rico tanto para demandas on-line como off-line.

É possível trabalhar não só no desenvolvimento de hardwares (a parte física de um computador), como no de softwares (programas), atuando com: Como os profissionais de TI estão presentes em praticamente todos os tipos de negócio, é possível atuar de diferentes formas: A área de tecnologia da informação requer profissionais cada vez mais especializados. Por isso, há diferentes opções de formação como as certificações em tecnologia e diferentes cursos de graduação. Uma faculdade de TI de Ciência da Computação: desenvolvimento de soluções utilizando as novas tecnologias. Como cientista, profissionais da computação também pode atuar com a área de pesquisa, por isso precisa ter o raciocínio lógico bem apurado.

Profissionais dessa área, em geral, desenvolvem novas tecnologias utilizando uma base sólida de conhecimentos em matemática e em programação, pois é preciso fazer equações com diversas variáveis para criar novos recursos. Exemplo prático: cientistas da computação podem desenvolver um sistema de GPS (posicionamento via satélite), já que os algoritmos presentes nesse tipo de tecnologia são pensados por esses profissionais. Profissionais com formação em Ciência da Computação são capazes até mesmo de criar uma nova linguagem ou sistema operacional, bem como desenvolver soluções que lidam com inteligência artificial, por exemplo: Faculdade de TI em Engenharia de Computação: processos de inovação e automatização de processos. Profissionais de engenharia da computação são especializados em resolver os “perrengues” envolvendo o mundo físico e digital.

Atua nos processos de inovação, tanto no desenvolvimento de software como no de hardware. Na área de TI, é responsável principalmente pela automatização de processos e o desenvolvimento de soluções baseadas no processamento digital. Quem se gradua nessa faculdade de TI precisa ter sólida formação em ciências naturais, em matemática, nos princípios da ciência da computação e em engenharia elétrica. Faculdade de TI em Sistemas de Informação: formação ampla na área de desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

O diferencial dessa faculdade de TI está na formação mais generalista, que possibilita atuar desde o desenvolvimento de aplicativos e sistemas até sua integração, a implantação e as aplicações com Big Data, entre outras funções, como: sistemas de informação gerencial, como o uso de cloud computing, big data, entre outros. Para você entender melhor a atuação desses três profissionais em um mesmo projeto, vamos pensar no seguinte exemplo: Faculdade de TI: saiba como esses profissionais atuariam no desenvolvimento de um computador de bordo. Como esses três profissionais atuariam no desenvolvimento de um computador de bordo? Profissionais de engenharia de computação seriam responsáveis pelo desenvolvimento e pela configuração dos dispositivos e recursos físicos do projeto. Profissionais de ciência da computação desenvolveriam o software desse computador de bordo.

Profissionais de sistemas de informação poderiam coletar dados e trabalhar estatísticas diversas, além de estruturar um dashboard (painel) para tomada de decisão das montadoras.
.

Abrir Chat
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá, 👋
como podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo